Atividades de Criança: receitas e brincadeiras infantis com MID®

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Não tem nada mais gostoso do que aproveitar a companhia do seu filho! Mas, na correria do dia a dia, muitas vezes isso vai ficando para depois e depois... E, quando percebe, mais uma semana se passou e vocês não ficaram juntos como gostariam. Acredite, essa fase passa muito rápido. Por isso é tão importante dar uma pausa na rotina para dedicar atenção especial a ele. Vale caprichar nas atividades para vocês realizarem juntos. Entre elas, claro, é legal incluir o preparo de receitas infantis deliciosas para fazer – e depois comer! – em família.

As crianças adoram estar em movimento. Por isso criar brincadeiras para entretê-las é fácil – ir para a cozinha para produzir receitas é algo de que elas gostam bastante, porque se sentem úteis fazendo parte daquela atividade e veem o resultado quando o prato fica pronto. O melhor de tudo é que você também vai se divertir com o seu filho. Além de “brincar” na cozinha, há muitas outras ideias de atividades interessantes para fazer com ele. Veja algumas:

Brincadeiras e atividades

- Caça ao tesouro: pode ser feita dentro ou fora de casa (no quintal ou na pracinha perto de onde vocês moram). Convide seu filho para desenhar um mapa que inclua pontos de destaque para servirem como referência, e definam juntos qual será o “tesouro” que deverá ser encontrado. Aí, enquanto a criança fecha os olhos, o adulto esconde o tesouro. Em seguida, “partiu” procurar! Enquanto ele se movimenta, você pode acrescentar a brincadeira do “está quente, está frio” à medida que ele se aproxima ou se afasta do esconderijo. Quando ele achar o objeto, vocês podem checar juntos no mapa onde era o esconderijo para ele aprender a visualizar.

- Cabana: essa brincadeira é unanimidade entre os pequenos. E ninguém precisa comprar casinha ou cabaninha para se divertir. Basta juntar móveis, como cadeiras, cobrir com lençóis coloridos e está pronto! Para deixar tudo ainda mais legal, vale levar colchonete, almofadas, lanterna, tocador de música (pode ser o celular) e tudo o que a criança quiser. Depois, é só deixar a imaginação tomar conta!

- Festa do pijama: não precisa ter gente de fora! Os participantes podem ser só quem mora na casa mesmo. O termo festa é apenas para diferenciar a noite “normal” desta, especial. No quarto (ou na cabana!), todo mundo vestindo pijama, podem se divertir com pipoca, salgadinhos, docinhos e outras guloseimas, como as receitas com MID® que você vê logo abaixo. Sempre com muita música e brincadeiras – do tipo “imagem & ação” ou formas das sombras na parede, por exemplo.

- Piquenique ao ar livre: dá para ser no quintal de casa, em algum local no condomínio, no parque ou na praça. E a diversão começa no planejamento. Onde ir, os comes e bebes preferidos das crianças – como este Muffin de Cenoura e este Brownie com Toque de Laranja, ambos feitos com MID®. Seu filho ainda pode ajudar a decidir qual toalha escolher, as almofadas para sentar, os brinquedos para levar e as brincadeiras para inventar.

- História a várias mãos: vocês definem alguns personagens principais – a mãe, o pai, o filho, o cachorro, o vizinho, a criança e seus amigos... E aí cada um vai criando uma parte do enredo. Quando um para de contar o “caso”, o outro pega o “gancho” e continua. Um dos adultos vai anotando. E, no fim, seu filho pode fazer desenhos para ilustrar a história. Mas essa pode ser outra parte da atividade para entreter o pequeno em um outro dia!

- Na cozinha: a criançada adora participar de atividades na cozinha. E isso é ótimo! Ao lidar com receitas, sempre com a supervisão de um adulto, claro, seu filho pode desenvolver uma série de habilidades: motora (na ação de cortar ingredientes, mexer com a colher, sovar o pão); lidar com números (ao medir quantidades, acrescentar, tirar...); aprimorar a leitura (ao ter de acompanhar o modo de preparo da receita). Além disso, conhece ingredientes – e descobre, por exemplo, que o tomate é um fruto e o pão é feito com farinha; e experimenta sabores, aromas e texturas distintas.

Por isso cozinhar com o seu filho é uma atividade perfeita para vocês se divertirem juntos! Com essas deliciosas receitas infantis com MID® para preparar com a criançada, a família toda vai criar memórias especiais que vão ficar marcadas para sempre na cabeça e no coração do seu filho.

Receitas para preparar com o seu filho

 

Bolinhos de Laranja com Gotas de Chocolate:

aqui a graça é juntar todos os ingredientes, bater a massa à mão e encher as forminhas de cupcake, como se você e seu filho estivessem produzindo bolinhos de brincadeira. Ele também pode ajudar a colocar as gotas de chocolate nas fôrmas. E esse minibolo fica uma delícia porque ganha o sabor da fruta com MID® Laranja Doce.

 

Bala de Brigadeiro:

esta receita fica uma delícia, pois leva MID® Morango, que traz o gostinho da fruta e a cor atraente para o doce. E, depois da etapa de cozinhar, envolver a mistura em plástico e deixar descansando, é só cortar as balas em quadradinhos. Seu filho pode participar cortando o celofane com uma tesoura sem ponta para embrulhar as balas. Em seguida, é só embalar uma a uma — ou comer uma por uma!

 

MID® Bolinhos de Chuva:

bolinho de chuva combina com infância, e é uma ótima receita para fazer com as crianças, que podem ajudar a misturar os ingredientes. Elas se divertem quando o adulto “pinga” a massa na frigideira e dá para ver (a uma distância segura do fogão) o formato que o bolinho vai tomando. Ele ganha um toque especial com MID® Baunilha com Limão. Não vai sobrar um para contar história!

 

Geladinho Sensação:

qual criança não gosta de geladinho? Este fica delicioso, porque combina o sabor do chocolate com MID® Morango. O seu filho vai se divertir ajudando a separar os ingredientes e a organizar os saquinhos. Depois, dependendo da idade e da habilidade, pode participar mais uma vez, enchendo-os. A única parte difícil será controlar a ansiedade enquanto espera o tempo no freezer.

 

Donuts:

A massa desses donuts tem um sabor especial, pois leva MID® Laranja Doce. O toque final fica por conta da cobertura de chocolate e dos confeitos coloridos. Seu filho vai adorar usar a criatividade para ajudar na decoração. Ele pode participar, inclusive, da etapa de escolher e comprar confeitos diferentes para enfeitar os donuts.

 

Viu quantas receitas perfeitas para fazer com o seu filho e dar um toque divertido ao dia a dia? Ele vai amar participar do preparo e de comer! E para ter ainda mais opções para preparar com as crianças, confira também a receita de Bolo de Churros. Uma explosão de gostosura para agradar a família toda!

fale com a ajinomoto