Viagem com crianças: 5 dicas para férias em família mais tranquilas!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

As férias escolares chegaram e, com elas, a ansiedade das crianças aumenta. Além de toda a alegria de ter nossos pequenos por mais tempo pertinho da gente, nós, adultos, precisamos pensar em todos os detalhes para não enlouquecermos, não é mesmo? Dessa forma, organização é primordial.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para simplificar o processo e ficar mais fácil fazer uma viagem com as crianças e curtir os bons momentos sem perrengues inesperados.

Principais desafios para viajar com crianças

Sabemos que podem existir dificuldades quando decidimos viajar com crianças pequenas. Ainda, há muito que elas não entendem, por isso, é importante que tudo seja conversado e acordado para que as crianças se sintam confortáveis durante as férias. 

Sair da rotina não é tão fácil quanto parece para elas. É por isso que antecipar possíveis imprevistos que podem estressá-las se torna tão importante. 

Preocupar-se com os alimentos e o intervalo entre as refeições das crianças é o principal desafio das viagens, já que a fome pode ser um fator estressante para elas. Sendo assim, recorrer às receitas fáceis e opções práticas para o consumo pode ser uma boa ideia. 

Levar, por exemplo, refrescos MID® para um dia na praia pode garantir a diversão de toda a família e o sabor da viagem. 

Dicas especiais para viajar com filhos

Sabemos que é importante se planejar para que a viagem aconteça da forma mais tranquila, mas por onde começar? Confira a seguir.

1. Escolha o local de acordo com a faixa etária

Não adianta escolher um local sem opções de lazer para bebês, se esta é a faixa etária de seus filhos. Da mesma forma, escolher um lugar muito infantil para crianças maiores também não é uma boa ideia.

2. Leve um kit farmácia

Não é para pensar negativamente, mas, para se prevenir de possíveis sustos, é importante estar preparado para imprevistos. Por isso, é válido levar sempre um kit com termômetro, além do antitérmico e do antialérgico prescritos pelo pediatra de seus filhos.

3. Arrume a mala de acordo com a temperatura do local

Se for viajar para um local quente, priorize roupas leves e práticas. Caso seja frio, não esqueça das roupas quentinhas, que manterão as crianças aquecidas de fato. Não tem nada mais incômodo do que passar muito calor ou frio, ainda mais para elas!

4. Leve alguns brinquedos

Sim, esta é uma das dicas infalíveis e, independentemente do local para onde vão viajar, ter alguns brinquedos para entreter as crianças é fundamental. Sabe quando elas acordam muito cedo e você ainda não está no pique de sair? Ou, então, quando começa a bater o sono no fim do dia e os mais velhos estão esgotados de tanto correr e pular? Nessas horas, os brinquedos ajudam bastante!

5. Relaxe

Sim, relaxar é fundamental! Esqueça a rotina do dia a dia, não se preocupe se as crianças dormirem mais tarde. Entre no clima das férias e da viagem em família.

Documentos necessários para viajar de avião com crianças

A documentação das crianças também é um ponto que precisa de atenção. Como são menores de idade, é importante que a identificação delas e dos responsáveis estejam bem alinhadas para o voo. 

Para crianças menores de 12 anos, por exemplo, que viajam acompanhadas dos pais, é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou do documento de identificação civil com foto (RG ou passaporte), além de algum documento que comprove a filiação.

Caso a criança viaje com os avós ou outros parentes, a certidão de nascimento ou o RG/passaporte também são obrigatórios, assim como um documento que comprove o parentesco. 

O que muda é em casos cuja criança viaja desacompanhada ou com alguém maior de 18 anos, com autorização dos pais, mas sem parentesco. Nesse caso, além dos documentos de identificação, é necessária uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis, judicial ou extrajudicial, com firma reconhecida em cartório. 

Melhores lugares para viajar com os filhos

São muitas opções para escolher um destino de viagem durante as férias escolares. Os meses de dezembro e janeiro, no Brasil, são épocas de transição entre a primavera e o verão, portanto, as temperaturas estão elevadas e a principal escolha das famílias é partir rumo à praia!

Confira a seguir alguns destinos encantadores para conhecer com as crianças.

Parque da Mônica

Localizado em São Paulo, o parque conta com a presença dos inesquecíveis personagens de Maurício de Souza e mais de 20 atrações. Porém, além dos brinquedos, você também pode ver shows de palco e oficinas de arte. 

Beach Park

O parque aquático localizado próximo à capital Fortaleza, do Ceará, é o maior da América Latina. O que não faltam são atrações. Não é à toa que ele recebe mais de um milhão de visitantes a cada ano. 

Beto Carrero World

Localizado em no litoral norte de Santa Catarina, Na Penha, o parque conta com diversas atrações e espetáculos que encantam pessoas de todas as idades, por isso, também é uma excelente opção para as crianças. 

Viajar é um momento muito especial e, com essas dicas para férias em família mais tranquilas, além de se divertir, você conseguirá tirar um tempo para descansar com todos! 

Agora que você já sabe como aproveitar sem muitas surpresas, basta escolher o destino, arrumar as malas e cair na estrada! Boas férias!

Olá, precisa de ajuda?