Ter uma horta em casa auxilia no desenvolvimento do seu filho: conheça todos os benefícios!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Tem coisa melhor do que unir o útil ao agradável? E quando isso melhora aspectos em toda a família? Pois é! Percebemos isso quando, com as crianças, resolvemos ter uma horta em casa.

Sim, é isso mesmo! Percebemos que ter uma horta em casa auxilia no desenvolvimento dos pequenos — devido aos inúmeros benefícios que ela traz. 

Olhem só como foi superpositiva a ideia de termos uma horta em casa e todos os benefícios para o desenvolvimento deles:

1 – Criando memórias:

Começamos pelo fato de criar uma memória afetiva incrível ao fazermos mais uma atividade todos juntos. Ao longo de todos os passos de se fazer uma horta em casa, as crianças estavam juntas de nós. Cada um com sua função, música preferida tocando, muitas risadas e conversas.

2 – Melhora a alimentação:

Enquanto cantávamos e conversávamos, aos poucos íamos trazendo a variedade dos alimentos que temos em nosso país e como podemos ou poderíamos prepará-los. Plantamos desde temperos até verduras que rendem deliciosas saladas. Acreditem: os menores logo se empolgaram de ter no prato o tal verdinho que estavam vendo nascer.

3 – Ensina a esperar:

O mais legal foi mostrar pra eles que, de uma sementinha, algo iria nascer — e, em breve, estaria em nossos pratos. E, com isso, mostramos a importância de esperar a hora certa para fazer as coisas, que de nada adianta querer apressar algumas situações. O lúdico de ver a semente ser plantada e, ao longo dos dias, começar a ver as primeiras plantinhas nascendo foi incrível pra eles e emocionante pra nós.

4 – Ensina responsabilidade:

Outro ponto fundamental foi dividir as tarefas com todos e mostrar que com todo mundo cuidando e regando a horta — cada um a “sua” —, ela cresceria e renderia os frutos que tanto esperávamos.

5 – Preservação do planeta:

Ao cultivar sua própria horta, fica mais fácil entender (ou ensinar) como é importante preservar as árvores e todas as plantas presentes no nosso planeta. Elas nos protegem do sol e fazem o nosso ar ficar mais puro, ou seja, só nos trazem benefícios! 

Aqui em casa, ter uma horta foi superpositivo e as crianças aprenderam brincando a serem mais responsáveis, a esperarem a hora certa para tudo e a respeitarem ainda mais o planeta. Incrível como em pequenas atividades conseguimos ensinar e aprender tanto, né? 

A primeira receita que fizemos quando a horta cresceu foi uma saladona. Façam aí na casa de vocês, aposto que será sucesso!

fale com a ajinomoto