Mão na massa! Incentivo à criança na cozinha traz diversos benefícios em todas as idades!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Vocês sabiam que incentivar atividades para crianças na cozinha cria vínculo e memórias afetivas? Sim, colocar a culinária em prática com a família é mais um momento para fazerem algo juntos e, no caso de crianças que não comem, pode ajudar a descobrir novos interesses, sabores, alimentos, texturas e odores.

Então, chegou o momento de colocar os pequenos com a mão na massa e juntos fazerem alguma receita.

Crianças com um ano e meio, dois anos já podem ir pra cozinha ajudar os pais nesta tarefa. É superlegal, pois conforme forem executando a receita, vão falando o que é cada alimento, para que serve e deixando a criança interagir, se sujar e ajudar.

Estudos mostram que crianças que participam de suas escolhas alimentares e têm contato com os alimentos têm menos chances de serem obesas. Claro que as escolhas têm que ser baseadas em uma alimentação saudável, né? Mas quando eles vão para cozinha, já começam a criar relação com os alimentos de maneira positiva.

Uma linda salada de folhas e alguns vegetais são superfáceis de fazer, assim como uma torta de liquidificador e de sobremesa gelatina ou salada de frutas. Gelatina com frutas, bolo, sucos e vitaminas também são opções simples e saborosas.

Homem adulto experimentando receitas com criança na cozinha

Salada

Deixe que as crianças lavem as folhas, escolha três tipos diferentes e ensine-os a lavar folha a folha para tirar os “bichinhos” que ficam nelas.

Tomate-cereja, pepino e cenoura também completam a salada, além de dar aquele colorido. As crianças se encarregam de lavar vegetais e folhas, e os adultos, descascam, cortam e ralam.

Depois disso tudo feito, deixe que eles preparem o prato com a salada, permita que eles enfeitem e façam carinhas engraçadas e lúdicas do modo como desejarem.

Frutas

Com frutas, sucos e vitaminas, peça para as crianças lavarem as frutas, descascar as que conseguem sem faca, e as que precisam ser cortadas com faca ficam por conta dos adultos.

Aqui sempre é sucesso quando vamos todos na cozinha juntos e escolhemos o que fazer. Aproveitem aí e coloquem esta atividade bacana e nutritiva para vocês fazerem em família.

fale com a ajinomoto