Maneiras de encorajar seu filho e estimular a autoconfiança!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Um dos ingredientes fundamentais para a criança se desenvolver de maneira saudável, feliz e, consequentemente, contribuir de maneira positiva em todos os aspectos de sua vida é a autoconfiança. Por isso é muito importante que a gente sempre encontre maneiras de encorajar nossos filhos e estimular a autoconfiança deles.

A autoconfiança é importante para que os pequenos se relacionem com outras crianças e encarem os desafios de cada fase conforme vão crescendo. Ela também aumenta a capacidade de socialização, adaptação e reação positiva nas diversas situações que eles enfrentam e enfrentarão na vida!

A gente pode e deve sempre encorajá-los e estimulá-los para que sejam autoconfiantes. Para ajudar, trago algumas maneiras de fazer isso.

1- Interesse-se pelas atividades dos pequenos:

Quando seu filho vier mostrar algo a você, por mais ocupada que esteja, pare e veja o que ele quer mostrar. Pode ser um desenho, uma lição de casa, uma ideia ou algo que ele realmente quer que você veja. Caso não possa dar atenção naquele momento, pare e fale que não pode e, assim que se desocupar, antes de começar outra atividade, demonstre seu interesse em ver o que ele queria mostrar.

Com isso ele se sentirá valorizado e capaz de realizar atividades e ser reconhecido por elas.

2- Permita mais:

Dê espaço para que seu filho experimente novas atividades. Sabe aquela coisa de ir a uma praça e deixá-lo subir em uma árvore? Pode ser algo difícil de imaginar que aconteça, mas quando damos liberdade para que testem suas potencialidades e limites, eles acabam aprendendo com suas próprias experiências. Claro que sempre estaremos por perto observando e ajudando no que for preciso.

3- Elogie suas conquistas:

Na correria do dia a dia, é muito comum que a gente se esqueça de fazer algo simples, que é elogiar nossos pequenos. Não digo elogios relacionados à beleza deles, mas, da mesma forma que amamos quando somos elogiadas e reconhecidas por nossas conquistas, eles também esperam tal reconhecimento. Então abuse dos elogios quando eles conquistarem algo!

4- Critique os comportamentos errados, e não a criança:

Pode parecer bobagem, mas não é. Muitas vezes, a gente critica a criança, e não o comportamento. Isso, além de não explicar o que está errado, pode fazer com que elas “acreditem” que são o que estamos afirmando.

Olhe só como é simples mudar a fala — substitua: “Você está muito chato!” por: “Isso que você está fazendo não é legal!”.

Você reforça que a atitude não foi legal e não que a criança é chata.

5- Seja modelo:

Eles aprendem por repetição, então a forma como você lida com as situações é algo que vai servir de espelho para que façam igual.

Acredite: faz toda a diferença quando a gente coloca essas dicas em prática. É incrível ver como eles ficam felizes e percebemos que a autoconfiança de nossos filhos está presente no dia a dia deles.

fale com a ajinomoto