Dia dos Animais: Como Ajudar a Causa Animal

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

 

Você sabia que cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no nosso país e que esse número só cresce? Para ajudar a mudar essa realidade, existem várias formas de apoiar a causa animal. 

Então, que tal aproveitar o Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro, para ajudar os bichinhos rejeitados a serem tratados com amor e dignidade?

Para isso, você pode apoiar ONGs e associações de proteção animal com doações, apadrinhar ou adotar um animalzinho e até oferecer um lar provisório.

A importância da causa animal

Uma das instituições que atuam no cuidado de animais abandonados ou vítimas de maus tratos é a Ampara Animal. 

Com 11 anos de trabalho, a Ampara faz distribuição de suprimentos para mais de 530 abrigos, ONGs parceiras e protetores independentes de animais, promove campanhas e projetos educativos de conscientização e atua no controle populacional, com campanhas de castração.

A Ampara estimula, ainda, a adoção, por meio de eventos em parceria com shoppings e redes de pet shops. Desde a sua fundação, mais de 19 mil animais já foram adotados.

Várias marcas apoiam as ações da Ampara, entre elas MID®. Assim, experimentando os sabores MID® Guaraná, MID® Baunilha com Limão e MID® Groselha você ajuda os animais, porque parte das vendas desses produtos é destinada à parceria com a ONG Ampara . 

Para MID®, todo dia é Dia dos Animais! O valor repassado à Ampara ajuda a medicar, vacinar, castrar e, também, no processo de adoção dos pets. Por isso, ao comprar um ou mais produtos MID®, você se junta a um time de quem espalha amor pelos animais. 

Como ajudar a causa animal

Cerca de 10 mil animais são beneficiados pela Ampara todo mês e você pode fazer parte dessa corrente do bem. Que tal apadrinhar um gatinho ou um doguinho, doando qualquer valor mensal? Para isso, basta escolher o animal no site da Ampara e clicar em Quero Apadrinhar. 

É possível também oferecer um lar provisório, até que o animal encontre um novo dono. Dá ainda para fazer uma doação única ou ser um doador mensal da entidade. E, claro, adotar uma dessas belezinhas. 

Se você tem receio de adotar, saiba que os pets trazem muitos benefícios às crianças. Veja aqui dicas para aumentar a família com um animal de estimação e como os pequenos podem ajudar nos cuidados. E aqui dicas de como encontrar pets para adoção.

O que é preciso para adotar?

Antes de tudo, adotar um cachorro ou gato é um gesto de muito amor. Como novo integrante da família, o animal precisa de atenção, carinho, lazer e cuidados com higiene, alimentação e saúde.

Para adotar é preciso ter mais de 21 anos, passar por uma triagem, entrevista e assinar um termo de responsabilidade. No site da Ampara, você pode conhecer vários animais, ver as fotos e saber a história de vida deles. Depois, basta preencher o formulário de adoção.

Dicas para adaptar um animal em casa:

Agora que você já sabe como adotar, vamos ver algumas dicas para adaptar seu novo companheiro em casa.

Se adotar um gato:

1.Separe um cômodo para ele ficar nos primeiros dias ou semanas. Assim, o gatinho se sentirá mais seguro.

2.Fale suavemente para não assustar e abaixe-se para fazer carinho.

3.Ofereça brinquedos e, sempre que o gato tiver interação ou comportamento positivo, ofereça um petisco ou faça uma carícia.

4.Coloque redes de proteção nas janelas e não permita passeios noturnos. 

5.Se tiver criança em casa, ensine a compreender a linguagem corporal dos gatos e explique a forma de reagir se estão nervosos, cansados ou com fome. Assim, a interação se tornará mais fácil.

Se adotar um cachorro:

1.Se a opção for por um filhote, lembre-se que ele precisa de atenção, carinho e treino. Nas primeiras semanas, determine um local para o cãozinho ficar e evite deixá-lo muito tempo sozinho.

2.Estabeleça a área em que você quer que ele faça as necessidades e forre com jornal ou tapete higiênico. 

3.Coloque uma coleira com identificação e telefone.

4.Estabeleça uma rotina de alimentação e passeios.

5.Ensine comandos básicos (“pare”, “não”, “sente”, “venha aqui”), usando técnicas de reforço positivo, com carícias e petiscos. Assim, ele e a família viverão sem estresse. 

Viu como você pode ajudar a causa animal de várias formas? O Dia Mundial dos Animais é uma ótima data para pensar no seu jeito de ajudar os bichinhos domésticos que precisam de carinho e amor. 

Na nossa loja online,  você encontra os três sabores de MID® que fazem parte da parceria com a ONG Ampara Animal e todos os outros deliciosos sabores de MID® e MID ZERO. Aproveite!

Olá, precisa de ajuda?