8 dicas para incentivar a leitura com as crianças!

A- Diminuir A+ Aumentar A Tamanho Original

Livros são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Por isso é tão importante incentivar a leitura com as crianças. Por meio deles, seu universo se abre e é ampliado. Os livros permitem exercitar a imaginação, a fantasia, a criatividade e a empatia. Eles ainda ajudam a criar e a aumentar o vocabulário; a treinar o raciocínio, a compreensão, a concentração e a memória; a reconhecer e nomear emoções; e, tão valioso quanto tudo isso, podem trazer informação, conhecimento e entretenimento.

A leitura é um dos caminhos que levam à construção do ser humano. Por isso é importante incentivá-la desde bem cedo, até que se torne um hábito prazeroso. No mundo tão digitalizado de hoje, é ainda mais necessário estimular a leitura de livros – que pode conviver tranquilamente com e-books, joguinhos e outras atividades eletrônicas, só não deve ser deixada para último plano. Fique por dentro de dicas para incentivar a leitura com as crianças!

Crie momentos para que você e seu filho possam ler um livro juntos

Arrume um canto da casa mais tranquilo e confortável para fazer isso. Ofereça alternativas de diferentes livros para ele escolher. E que tal levar um refresco fresquinho para o espaço da leitura? Assim, o momento de contar histórias vai ficar ainda mais gostoso! Experimente a Bebida de Verão, que leva melão, sorbet de limão e MID® Abacaxi. É refrescante e deliciosa!

Forme uma pequena biblioteca

É legal ter diferentes tipos de livros para oferecer ao seu filho: de aventura, ação, com histórias engraçadas, cartonado (de capa dura), sanfonado (as páginas abrem como uma sanfona), de banho (de material resistente à água), com ilustrações em 3D ou pop-up (que “saltam” da página), com texturas, com sons... É interessante ter variedade para prender a atenção da criança de formas distintas.

Disponibilize títulos interessantes para a criança

Se ele gosta de carros, super-heróis, princesas, animais ou do espaço sideral, nada mais natural do que ter livros que falem sobre esses assuntos. Certamente é o primeiro passo para o seu filho se interessar pela história.

Frequente livrarias e espaços de leitura

Para quem curte ler, ir a uma livraria é um passeio divertido e prazeroso. Seu filho pode aprender a desenvolver esse gosto, desde que incentivado. Crie o hábito de frequentar esse tipo de loja e também espaços de contação de histórias. Ou inclua a “brincadeira de ler” em outros passeios. Um piquenique na praça ou no parque acompanhado de uma historinha debaixo da árvore pode ser muito agradável.

Crie uma rotina de leitura

Antes de dormir, por exemplo. Dá pra fazer combinados: uma ou duas histórias toda noite, que tal? A criança vai para a cama já na expectativa de ler o livro – e aproveitar a sua companhia enquanto isso.

Torne o momento da leitura divertido

Ninguém precisa ser ator para narrar uma história com emoção, mas é importante ler a história fazendo vozes e entonações que a deixem mais interessante e transmitam as sensações dos personagens. Seu filho será fisgado pelo enredo com mais força!

Observe se o livro é adequado à fase da criança

Às vezes, seu filho pode ficar entediado ou desinteressado em relação a determinado livro porque a história não é compatível com a idade dele. A maioria das publicações tem indicação de faixa etária – ou ela pode ser informada na livraria. Mas essa informação é apenas uma sugestão. Você pode segui-la, mas também é importante, de novo, considerar os interesses da criança.

Incentive a leitura em diferentes situações

Para despertar o interesse em ler livros, vale estimular a leitura em várias circunstâncias, caso seu filho já esteja alfabetizado ou se alfabetizando. Por exemplo, se estão no trânsito, incentive-o a ler placas e nomes de lojas. No supermercado, a ler as embalagens dos produtos. E na cozinha, enquanto preparam um prato juntos, a acompanhar a leitura da receita, como a deste Cake Pop, que leva MID® Abacaxi.

Viu como dá para incentivar a leitura com as crianças no dia a dia aproveitando diferentes situações? Com o estímulo adequado, elas vão criando o hábito e se divertindo com a “brincadeira” de ler livros. Experimente e compartilhe com seus amigos!

fale com a ajinomoto